21 junho 2013

The Style * Música * Leandro Rocha

Falar com Leandro Rocha sobre música, é perceber o quanto essa arte faz parte da nossa vida e o quanto ela é imprescindível. Eu conheço Leandro dos Corais. Para quem não sabe, eu já fui coralista do Coral Vox, regido pelo meu grande amigo e regente Thyago Galvão e por isso, sempre via Leandro com postura impecável, regendo seus corais nos eventos em que participávamos juntos. Quem já o viu em uma apresentação, sabe bem no que eu estou falando. É um profissionalismo excepcional. E nada melhor do que conhecer mais sobre esse grande músico de nossa cidade. Let's Go!
The Style:
Quando se descobriu como músico?

ººº Leando Rocha:
Em 1998, quando fazia o curso técnico no Centro de Educação Tecnológica do RN, hoje IFRN. Lá, descobri a vocação para música por meio do Coral Lourdes Guilherme e desde então, passei a me interessar cada vez mais pela música vocal e instrumental. 
Estudei piano, canto e regência na Escola de Música e em diversos festivais pelo país. Atuei em diferentes produções, concertos, shows com renomados artistas e grupos como pianista, como regente, como cantor, produtor, em atuações como compositor, arranjador e professor. Assim, encontrei-me na condição de músico e é função que exerço com muito prazer.

The Style:
Qual a importância da Formação Musical, no sentido de evolução técnica?

ººº Leandro Rocha:
Penso que a Formação Musical acontece durante toda a vida. Desde as primeiras situações sociais vivenciadas por uma criança em casa, no convívio com os pais e amigos, na escola, em festas (como no nosso típico São João), nas músicas que ouvimos, os shows e concertos que assistimos, nas atividades musicais como cantar no banheiro, tocar um instrumento de ouvido, etc, até à Formação Tradicional Acadêmica, como a encontrada nas escolas de música e cursos relacionados.
Dessa forma, tudo é levado em consideração nessa formação, como as experiências musicais, pessoais e sociais. A Técnica, para cantar e tocar um instrumento musical, se primora com o tempo e empenho de cada um; e seu propósito final é facilitar o acontecimento musical. Uma pessoa que se empenha em estudar, não somente a melhor forma de cantar ou tocar seu instrumento, também defende uma ideia, uma proposta e uma intenção artística que levam a fazer com que sua interpretação musical tenha "senso de verdade".
Acredito no aprimoramento técnico que sirva para fazer a música emocionar, arrebatar quem a ouve. A Formação Musical é contínua, desde processos autodidatas aos formais, aprendidos nas escolas, acontecendo também durante estudos individuais, ensaios, apresentações, por todo o processo de produção e vivências pessoais de cada artista. Tudo isso, contribui para uma boa formação musical.
The Style:
Na sua opinião, nosso Estado do RN valoriza e incentiva devidamente os talentos que possui?

ººº Leandro Rocha:
O Rio Grande do Norte é o Lar de maravilhosos e renomados músicos, só para citar algumas de nossas preciosidades: Mariano Tavares, Sérgio Groove, Eduardo, Danilo Guanais, Leninha Campos, Eduardo Talfic, Humberto Luiz, Khrystal, Guilherme Rodrigues, Elke Riedel, Valéria Oliveira, Roberta Sá, entre tantos outros.
Assim, como em muitos Estados do Brasil, o governo destina o mínimo de apoio aos seus artistas. Disponibilizam leis de incentivo que, aparentemente, criariam "ótimas condições" para que estes artistas pudessem fazer sua arte acontecer. Mas, no entanto, os incentivos são poucos e muitas vezes, nem mesmo pagos, que apadrinham um punhado de produtores que trabalham somente com alguns artistas, deixando a maioria dos demais restritos a poucas ou a nenhuma opção de incentivo já que não fazem parte daquela "panelinha". Sem falar, na burocracia e em todos os impedimentos políticos envolvidos, como a necessidade do artista ter que ser partidário deste ou daquele político.
Por isso, no final, percebo que são os próprios artistas que fazem a música e a arte acontecerem independentemente do "apoio governamental".

The Style:
Sabemos que você já participou e dirigiu diversos tipos de projetos musicais, como reger corais entre outros. E nesse novo trabalho, você explora mais o piano. Conte-nos como surgiu e como está sendo a receptividade desse novo projeto musical em sua carreira.

ººº Leandro Rocha:
A novidade é o investimento no "Leandro Compositor". Atualmente, tenho composto muito para o piano, coral e canto. E estou gostando tanto dessa novidade que gravei no ano passado dois CDs: "A canção do Senhor do Tempo" com o Grupo Vocal Propagamus, que gravei 04 canções autorais, ao mesmo tempo em que também gravei o CD "Árvore de Sons", para piano solo. Escrevi um livro de partituras, contendo todas as músicas deste CD.
No último dia 15 de Junho, foi o Lançamento do meu primeiro CD para piano solo e livro de partituras: "Árvore de Sons", por meio de um belo concerto realizado na Escola de Música da UFRN, juntamente com a presença de artistas e grupos importantes como o Coral Harmus, a Cia de Dança do TAM, o Quarteto Brasiliano, o Pianista Humberto Luiz, o Flautista e Clarinetista JP Araújo, a Sanfoneira Carol Benigno e o percussionista Mário Freitas
A receptividade do concerto superou minhas expectativas e houve muita divulgação do mesmo.
A platéia e a crítica elogiaram muito, o que me deixou felicíssimo. Produzir dá muito trabalho e esta resposta do público valeu todo o empenho. Vemos o artista no palco e parece que tudo acontece magicamente, além da parte musical, dos ensaios e preparativos, há muito trabalho em relação a toda produção, contatos, captação de recursos, divulgação, venda de ingressos e os detalhes que envolvem o concerto propriamente dito. Como diz o ditato, "tudo vale a pena quando a causa não é pequena".
A Proposta do CD "Árvore de Sons" vai além da apreciação dos ouvintes. É, na verdade, uma provocação e estímulo para que as pessoas acreditem mais em si mesmas e façam sua música acontecer. Recebi muitas influências para criação das músicas, cada faixa do CD é inspirada e dedicada a um amigo ou artista. O repertório transita entre a música erudita e popular, com tempero de baião e coberturas "debussynianas", cheio de contrates e mudanças súbitas de humor. Ao todo, 18 faixas contando histórias por meio de sons. Em Natal, o CD "Árvore de Sons" está à venda na Livraria Nobel da Salgado Filho e na Arte Musical (Shopping Via Direta).

The Style:
Como fazemos para contratar seu show?

ººº Leandro Rocha:
Através do E-mail leandrorocha.biz@gmail.com

Ou pelos contatos

(084) 8847-3643/9454-8181


Leandro, eu só tenho a agradecer por ter cedido essa entrevista maravilhosa para o Blog The Style, que foi, realmente, uma "aula" para nós que amamos a música e as demais artes. Quero deixar meus parabéns pelo trabalho e entendo como é complicado o desenvolver desse e por isso, deixo também meu respeito e admiração.

Para mais informações, acessem o Blog Leandro Rocha
Que a nossa vida tenha 
a melhor trilha sonora...
º Décio Filho º
"Cantar é mover o Dom" #djavan

Nenhum comentário

Postar um comentário