21 outubro 2016

Convite: Inova Moda Contatos/Verão 2018 - Ciclo 6.

(Fotos: Divulgação - Via SENAI e SEBRAE).


A partir de 17 de outubro de 2016 SENAI e SEBRAE dão início às ações de lançamento da 6ª edição do Caderno Inova Moda, com palestras, cursos, oficinas e conteúdos on-line.
O trabalho é resultado do Convênio firmado entre o SEBRAE e SENAI cujo principal objetivo é fortalecimento da competitividade industrial, entendendo o design como elemento estratégico para os pequenos negócios de moda, baseado em pesquisas de comportamento e consumo e prospecções tecnológicas realizadas pelos parceiros.

A programação completa pode ser acessada nesse link e as inscrições podem ser feitas no SENAI e SEBRAE local.

Central de Relacionamento SEBRAE 0800 570 0800

O conteúdo virtual do Caderno Contatos/Verão 2018 estará disponível a partir de novembro na Biblioteca Interativa do SEBRAE, os interessados podem baixar o aplicativo e clicar na coletânea de publicações da Moda.


(Fotos: Divulgação - Via SENAI e SEBRAE).


Caderno Criação/Conceitos _Ciclo 6.

A edição, com o título “Contatos / Verão 2018”, desvenda uma porta para o futuro (quase presente) em que a experiência passa a ser parte fundamental da jornada do consumidor. Um convite aos pequenos negócios para criar uma conexão, “tecer” uma rede e explorar o extraordinário.

“Contatos / Verão 2018” é apresentada em dois capítulos conceituais: “VÍNCULOS” e “RUPTURAS”.

“VÍNCULOS” é uma condição de estabelecer elos e ligações. A acessibilidade à Internet e o advento das midias sociais facilitou o entendimento de que o nosso futuro depende dos atos de cada um de nós.  O capítulo inicial aborda temas de grande relevância para o bem-estar social tais como sustentabilidade e a melhoria dos processos de criação e fabricação, assim com a construção de relações mais tolerantes e mais inclusivas, principalmente no âmbito da moda.

Em “RUPTURAS”, outro lado desta mesma moeda, as relações com a tecnologia estão acontecendo de uma forma disruptiva e revolucionária e vem causando uma profunda mudança em todos os setores. Este capítulo chama atenção para os hiperativos nativos digitais e a forma como eles estão redefinindo as experiências de consumo, provocando uma turbulência na lógica dos processos e impulsionando a inovação nas indústrias de tecnologias.


O que há de novo?

Lançado sob o título “CONTATOS / Verão 2018” o 6º ciclo traz conteúdo que expõe uma análise a partir do entendimento da representatividade das tecnologias digitais no momento atual, e como estes novos recursos tem se tornando indispensáveis e tem se transformado num dos novos pilares centrais da sociedade. Ultrapassando uma simples condição revolucionária e se estabelecendo como disruptivas e ubíquas, as novas tecnologias, cada vez mais acessíveis, e a evolução das redes pela internet têm promovido um evolução tecno-social pautada na interatividade, e vem se desdobrando em numa multiplicidade de diálogos e numa diversidade de relações, influências e representações até então inimagináveis.

Essa edição também apresenta um novo capítulo, dedicado ao segmento Gemas & Joias. De forma leve e despretensiosa, seu objetivo não é substituir um boletim de tendências setorial, mas sim de trazer informações complementares sobre um segmento de grande relevância nacional, tanto para o mercado interno quanto para mercado externo. Destaca-se no setor o crescimento do uso de tecnologias como a impressão 3D, cada vez mais acessíveis, que tem facilitado o atendimento de demandas dos consumidores por produtos personalizados, além de ser uma das principais tecnologias ubíquas apontadas, em recente estudo publicado pelo SENAI CETIQT- “A quarta Revolução Industrial”, por Flavio da Silveira Bruno - como transformadoras para os setores de vestuário em geral, de acordo com os princípios da indústria 4.0.

Caderno Tecnologia

O Caderno “Contatos/Tecnologia/Verão 2018” aborda temas que possam vir a se tornar ferramentas para a atualização do planejamento estratégico ou tático dos pequenos negócios.  O primeiro capítulo faz uma referência à estratégia “Veja Agora, Compre Já”, adotada por algumas marcas internacionais recentemente e que causou grandes questionamentos na indústria da moda. De uma forma geral, a estratégia chama a atenção para alguns fatores essenciais para a sobrevivência das indústrias da moda em tempos de instantaneidade. Entre eles destacam-se a flexibilidade, a agilidade e o pensamento lean (processos mais enxutos).

A segunda parte do Caderno Tecnologia chama a atenção para a importância da adoção de critérios ergonômicos tanto na elaboração de produtos, quanto no atendimento às normas regulamentadoras (NR 17) que garantem a integridade física de conforto e segurança dos colaboradores em seu ambiente de trabalho.



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