18 outubro 2016

Jô Alcântara Fotógrafo {Entrevista}

1- Por que a fotografia tornou-se o seu instrumento de trabalho?

Eu trabalhava em uma área completamente diferente, na área de TI (Tecnologia Informação), e estava muito insatisfeito com minha rotina, com os estresses do dia a dia desse mercado e entrei na fotografia para mudar de vida. Uma maneira de trabalhar com aquilo que realmente me satisfaz como pessoa e como profissional

2- Você a vê como arte? Como acontece, em sua opinião, esse processo de expressão por meio da captação de luzes?

Sim, fotografia deve ser encarada como arte e não apenas como simples registro. Quero elevar o nível de minha fotografia para que um dia ela esteja em um nível artístico. A gente tenta se expressar através da fotografia. Fazer com que as pessoas enxerguem naquela imagem o que nós somos e como são as pessoas que estão no quadro através da forma delicada ou espontânea que elas se comportam na frente da câmera

3- Seu primeiro trabalho é o seu primeiro filho. Descreva-o pra nós.

Todos os meus trabalhos eu os considero dessa maneira. Claro que com o passar do tempo nós vamos criando um carinho maior por uma ou outra imagem, mas todas as experiências vivenciadas em cada trabalho é único porque cada pessoa é única. Tudo acontece e forma mágica e única com cada casal.

4- E o seu último? Expressa o seu crescimento?

Os trabalhos mais recente nos mostram sim que houve crescimento, mas não significa que devemos nos acomodar, e sim buscar cada vez o patamar de arte.

5- O profissional da fotografia tornou-se mais acessível e requisitado nos tempos de hoje, como você vê o crescimento desse mercado em nosso estado?

Acho que com a modernização da tecnologia e da fotografia tudo se tornou “fácil” de registrar. Na mesma proporção que isso aconteceu, aumentou o número de profissionais disponíveis no mercado e nosso estado se destaca no Brasil e no mundo. Eu tenho a honra de – além de ter uma carreira “solo”, digamos assim – fazer parte da equipe de um dos melhores fotógrafos do país e do mundo que é o Wellington Fugisse, e de ainda fazer participações em eventos de outros dois, que são mesmo nível de importância e qualidade que são o Júnior Barreto e o Yure Richard. São pessoas incríveis, de uma simplicidade e humildade indescritível.  Eles são minha escola.

6- Como acontece o seu processo criativo?

Eu não costumo pensar muito nisso pra evitar bloqueios criativos. Eu saio de casa pra fotografar um casamento ou ensaio com a mente limpa, em branco, com a alma e coração tranquilos e deixo as coisas fluírem da maneira mais natural possível. Claro que há algumas intervenções como direção de cena, pensar na composição, na luz. Mas em grande parte do tempo as coisas vão acontecendo de foma natural.

7- Em quem você se inspira?

Minha maior fonte de inspiração é Deus. Sem Ele nada é possível. Ele tem permitido que as coisas aconteçam em minha vida de forma maravilhosa e na hora certa. Minha família, amigos e meu grande Mestre Fugisse são outras maravilhosas fontes de inspiração.

8- Qual é a sua melhor fotografia?

A verdadeira. Todas são e tem o mesmo nível de importância pra mim. Mas eu busco sempre fotografar com verdade e quando eu consigo capturar isso é maravilhoso.

9- Como vc se ver quando é fotografado? Ou como se sente?

É bastante estranho, não fico muito confortável… kkkkk porque sempre estou atrás da câmera e não na frente da lente.

10- Agradecemos pela disponibilidade e por gentileza, deixe-nos os seus contatos de trabalho e redes sociais.

Eu que agradeço pelo carinho e por ter me dado essa oportunidade de contar um pouco sobre minha vida e minha paixão que é a fotografia.

E quem quiser conhecer um pouco mais sobre mim e meu trabalho me chama lá no facebook, Instagram ou até mesmo por e-mail que a gente bate um papo bem bacana tomamos um café e faremos fotos lindas. kkkk

Facebook: JoAlcantarafotografo
Instagram: @fotografojoalcantara
Site: www.joalcantara.com
Fone: 84 – 988319288
e-mail: contato@joalcantara.com









Nenhum comentário

Postar um comentário