18 novembro 2016

Gal é uma das vozes e artistas mais virtuosas do Brasil

Gal é uma das vozes e artistas mais virtuosas desse país. Seu cristal é merecedor de reverência - inclusive acadêmica - de grandes entendedores e apreciadores de música do mundo todo e do grande público.

Tropical, plural, fatal, legal, Gal - nas últimas décadas - teve que lidar com a ação do tempo no seu canto. Foi desafiada a se (re)descobrir em tons mais baixos e menos agudos sem perder de vista o esplendor do gogó celebrado, com unanimidade, do início da carreira até os anos 1990, como um dos mais belos do Brasil.

Na verve roqueira, indie; meio tropicalista, meio psicodélica; meio roqueira, meio bluzeira, trilhada, inicialmente, por ela nos anos 1970, reencontrou o público, a crítica e a cantora estratosférica que nunca deixou de ser.

A canção Cartão Postal - composta pela eterna mutante Rita Lee - presente no seu último show, Estratósferica, Gal - com atitude e intensidade - "dá na cara" dos seus detratores e mostra que ainda não surgiu cantora que dê conta de tantas transformações com excelência, sem perder o rebolado.

Camaleoa poderosa, tigresa sensual, ìndia audaciosa, Gal Costa é, e continua sendo - de formas muito diferentes - foda!

Por Vitor Pimentel

Nenhum comentário

Postar um comentário