22 dezembro 2016

Luana Gurgel LULOOCA

Luana Gurgel,

Antes de começarmos essa entrevista escrita, quero dizer que sou admirador do seu trabalho, principalmente pela delicadeza e originalidade que ele traz. Continue a acreditar e a realizar os seus sonhos em traços. Sucesso.

Muito obrigada por essa oportunidade que você me deu em contar um pouco mais da minha história, fico super feliz pelo carinho e pelo reconhecimento! Obrigada de coração <3

1- Quem é Luana Gurgel?

Olá! Me chamo Luana Gurgel e tenho 20 anos. Moro em Natal/RN e estarei em breve cursando o 7º período do curso de Publicidade e Propaganda na UFRN. Não sou muito boa em me descrever, mas irei tentar! Bom, eu sou uma menina que adora rir e fazer os outros rirem, de estar sempre brincando e me divertindo com meus amigos. Gosto de estar com pessoas que eu amo, pois só assim eu posso ser feliz e ser quem eu sou. Sou um pouco tímida para fazer amizades, apesar de adorar fazer, mas dependendo da minha sintonia com a pessoa, em pouco tempo eu já estou fazendo alguma palhaçada e sendo extrovertida com ela e gosto quando as pessoas vem conversar comigo sobre algo ou me procuram para compartilhar ideias e conhecimentos. Sempre gostei de dançar e cantar, então costumo praticar sozinha essas duas coisas de vez em quando haha. Sou apaixonada pela cultura japonesa e assisto animes desde 2010 e desde então, a minha lista só vem crescendo cada vez mais, e isso com certeza influencia muito na maneira com que eu ajo, penso e sou. Gosto de pensar que somos livres para sermos quem quisermos, então apoio a total liberdade de expressão e pensamento nas suas diversas maneiras, afinal, qual graça seria se fossemos todos iguais? Sou uma pessoa que adora ficar em casa, não sou muito fã de festas, prefiro reuniões mais pacatas com os amigos ou um plano caseiro, assistindo meus animes, desenhando e dormindo um pouco. Hahaha, não existe coisa melhor! Acho que eu sou apenas uma menina, adulta, mas com a mente e o coração ainda um pouco de criança, que na verdade gosta de olhar as coisas com os olhos de uma criança, de viver as coisas como uma criança e sonhar como uma também.

2- Quem é Luana Gurgel, a desenhista (design)?

A Luana desenhista se chama Lulooca e entrou oficialmente nesse mundo artístico em 2015! Eu na verdade sempre tive um carinho e identificação maior por essa área artística, quando eu era menor, por volta de 2009, eu gostava de fazer artes de banners, edição de fotos e colagens para um flogvip que eu tinha de pessoas famosas. Na época era super legal, pois eu consegui aprender diversas coisas que hoje são essenciais para mim, como por exemplo: trabalhar com os softwares de ilustração, como o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, além de claro, saber como funciona a divulgação das suas artes na internet e a recepção das pessoas em relação a isso. Fiz muitas amizades naquela época e ganhei muito conhecimento em diversas áreas, na área social (lidando com as pessoas) e na área artística principalmente. Com o tempo, o flogvip foi perdendo a graça pra mim e eu terminei abandonando tudo que eu tinha e perdi também algumas coisas que fiz na época, apesar de ter algumas poucas salvas ainda. Quando estava no ensino médio eu nunca tinha cogitado entrar em algum curso que fosse ligado ao desenho diretamente, então eu achei que o que eu queria mesmo era publicidade. Apesar de eu gostar muito do meu curso, eu sinto que o que eu amo de verdade, que é desenhar personagens, criar histórias com eles, criar mundos coloridos e divertidos e inspirar pessoas, é algo que eu não tive no curso, pois foi algo que eu busquei por conta própria, seguindo os meus sentimentos na época em que descobri esse mundo da ilustração e que eu carrego comigo até hoje e para sempre irei carregar. Sou uma pessoa que quando os outros perguntam o que eu faço, eu sinto orgulho de dizer: “sou ilustradora!”. Não há nada mais divertido do que criar e desenhar, concordam? Hahaha. Sou uma ilustradora que carrega o sketchbook e o estojo de um lado pro outro e começa a desenhar em locais inusitados, que ama desenhar na sala de aula e quase se arrepende por isso, pois deixo de prestar atenção na aula às vezes (me desculpem professores queridos), que só desenha escutando música, que ama cores pastéis, flores e coisas fofinhas, que dá de presente de aniversário pros amigos e familiares uma ilustração e que nunca vai deixar de desenhar, porque é algo que faz parte da minha vida, me completa e me faz ser quem eu sou. Penso em fazer algum curso de ilustração e animação mais específico assim que eu terminar a minha faculdade, com certeza!


Alguns dos banners que eu fazia na época do flogvip:
3- Lembra-se do desenho que marcou o início da sua caminhada como artista plástico? Você ainda o tem?

Na verdade há dois desenhos que marcaram esse início! O da esquerda foi o primeiro que postei na minha conta do instagram e o da direita foi o primeiro que fiz assim que descobri meu estilo! Foi esse o desenho que citei enquanto narrava a minha história sobre a procura do meu estilo de desenhar. Tenho um enorme carinho por eles <3

4- O aperfeiçoamento vem com a prática em diversas artes, no desenho, acontece o mesmo? Justifique.

Com certeza! E bote certeza nisso! Talvez no início, quando ainda estamos frustrados com o nosso desenho, com aquela mão defeituosa, com aqueles olhos tortos, com aquela anatomia desgovernada, a gente não acredite muito que iremos melhorar praticando, mas é exatamente aquele ditado: “a prática leva a perfeição.” Quando praticamos, estamos exercitando nossa mente, nossa mão e nossa criatividade. Praticar nos ajuda a ver aonde erramos, porque erramos, o que podemos fazer para não errar mais, de que maneira tal coisa é “configurada” e a melhorar cada vez mais. Antigamente eu não sabia e não conseguia de jeito nenhum entender como fazer um personagem de perfil, eu simplesmente não conseguia e quando fazia, saia uma belezinha que vou te contar ein? Hahaha. Eu desenhava e desistia, desenhava e desistia e pensava: “Ah, vou desenhar mais de perfil não, eu não sei mesmo, eu não vou conseguir mesmo.” E era exatamente por causa disso que eu não conseguia, porque eu desistia, porque eu não acreditava em mim mesma. Quando eu percebi que não era assim que as coisas deveriam ser, que eu queria desenhar um rosto de perfil e não poderia me contentar com as falhas, eu resolvi sentar e praticar, praticar todos os dias, observar, fazer a minha mente e a minha mão se acostumarem a como é ver e fazer um rosto de perfil. E com o tempo eu consegui captar a essência disso, consegui vencer esse obstáculo, porque pra mim, desenhar de perfil era um dos meus principais obstáculos da ilustração que eu queria superar. Hoje eu penso: “Como eu queria superar se eu desistia no meio do caminho? Se eu não acreditava em mim mesma e na minha capacidade?”. Praticar todos os dias, qualquer tipo de coisa que você queira, seja algo que você goste ou tenha dificuldade em fazer, pratique, pratique até sua mão cair, mas pratique, você vai ver os frutos desse trabalho duro que você teve e com certeza vai se sentir orgulhoso disso. Hoje eu digo que consigo fazer um rosto de perfil e gosto de como fica o resultado. Apesar de ainda haver muitas coisas que eu quero e preciso melhorar, vou sempre praticar e praticar para que eu consiga chegar aonde eu quero.

5- Na sua opinião, do desenho realista ao mais contemporâneo com seus traços mais livres, o que de contribuição, de todos esses movimentos, você traz para a sua arte?

Na verdade, eu considero a minha arte meio que um mix de tudo isso e ao mesmo tempo é algo livre, indefinido e mutável. Eu não costumo me prender muito a algum movimento, eu apenas crio o que eu tenho na mente, com todos os elementos que lá estão presentes, as minhas vivências, meu conhecimento de mundo e meus gostos. Mas considero a arte da animação japonesa como sendo algo que me influencia bastante, como por exemplo, as obras do Studio Ghibli e alguns animes diversos, então considero meu estilo bastante influenciado por essa cultura.


6- Qual é a sua motivação? Inspiração?

O que me motiva são os meus sonhos. Meu sonho de fazer um filme com meus personagens animados na tela, com seus jeitos cativantes, cabelos coloridos, expressões encantadas e vivendo histórias emocionantes, que irão envolver e conquistar pessoas ao redor do mundo. Meu sonho de fazer um livro com meus personagens ilustrados, em fazer muitas encomendas de pessoas queridas, para seus aniversários e festas. A minha motivação vem da minha vontade de querer conquistar essas coisas, de querer evoluir cada vez mais, de descobrir novos mundos e me aventurar nos meus próprios desenhos. O que me motiva é ver que há tantos ilustradores fantásticos por ai e saber que eu também posso me tornar uma, com esforço e dedicação. O que me motiva e também me inspira são as pessoas que me acompanham, que eu conheci durante toda essa minha trajetória que ainda está sendo trilhada, meus queridos amigos e familiares, que me apoiam, me incentivam e me fazem ser mais completa e agradecida. O que me inspira é o que está ao meu redor, uma música, uma pessoa, um sorriso, um choro, um filme, um sentimento.

7- Você acredita que o seu trabalho pode levar ideias ou pensamentos ou sentimentos para quem os vê?

Acredito que sim. Não só pelo fato de muitas pessoas terem me presenteado com lindas palavras de incentivo e admiração em relação ao meu trabalho, falando o quanto se sentem inspiradas com meus desenhos, o quanto se sentem bem os vendo, quanto também pelo poder que as ilustrações tem despertar certos sentimentos e pensamentos nas pessoas. Procuro sempre trazer algum sentimento nas minhas ilustrações, sejam elas para fazer as pessoas refletirem sobre algo ou apenas para retratar uma cena que se passou na minha cabeça, com algum tema ou atmosfera específica. Sempre gosto de trazer sentimentos bons para as pessoas, para elas se sentirem inspiradas, reconfortadas, se lembrarem de alguma memória boa ou apenas se sentirem bem olhando aquele determinado desenho.

8- Como acontece seu processo de criação e finalização da obra?

Nossa, meu processo de criação é sempre uma surpresa pra mim mesma! Hahaha~ Às vezes tudo que penso eu consigo colocar direitinho no papel e termina saindo melhor do que eu esperava, mas às vezes é totalmente o contrário. Cadê que a ideia surge? E às vezes se tem ideia, o desenho não sai, o papel fica branco, o lápis não desenha do jeito que eu estou imaginando e haja borracha, haja frustração e pausas. Sempre que penso numa ideia, que geralmente surge do nada costumo anotar ou no meu celular ou no meu caderninho inspiracional~ hahaha, pra depois não correr o risco de eu perder aquela ideia, caso eu não possa executá-la naquele exato momento. Isso já me ajudou bastante, porque eu termino fazendo listas com ideias para me incentivar a criar e botar minha mente pra funcionar e inovar, pensar em coisas diferentes e tentar botar aquela ideia no papel de uma maneira que eu mesma não havia pensado antes. Nas vezes em que eu tenho uma ideia já formada na mente, eu costumo formar uma imagem mental de como eu imagino sendo o resultado final, então começo a rascunhar de lápis as ideias calmamente, (raramente faço esboços bruscos e rápidos, depende muito), para eu ir visualizando o que eu estou fazendo e se está em sintonia com a minha mente. Vou desenhando e no meio do caminho vou acrescentando novas coisas, retirando umas e formando finalmente o que eu havia pensado. Mas nas vezes em que eu não tenho uma ideia formada, eu costumo ficar muito tempo encarando a folha branca que parece cada vez mais branca quando passamos muito tempo olhando pra ela hahahaha. Geralmente algo aleatório surge na cabeça e eu vou colocando no papel, às vezes eu apenas vou desenhando sem intenção e o desenho termina saindo interessante, às vezes procuro inspirações no instagram ou pinterest e as ideias vão surgindo, calmamente. A pior coisa a se fazer é se desesperar, se frustrar e se pressionar. O desenho não vai sair, por mais que você esprema sua mente, porque você precisa estar relaxado e com a mente leve, pelo menos é assim comigo!! Hahaha. A finalização do desenho vai depender do tipo de técnica que eu estou utilizando, mas em todas as técnicas, a minha finalização basicamente consiste em: explosão de pontinhos, brilho, círculos e mais pontinhos!! Hahaha.

9- Vejo uma identidade muito marcada em seus desenhos, de onde ela surgiu?

Antes de eu começar a minha conta official no Instagram, onde posto diariamente meus trabalhos, eu passei os 6 primeiros meses de 2015 (ano em que eu decidi que queria me tornar ilustradora) estudando, praticando técnicas e numa busca constante para achar o meu estilo de desenhar, a minha identidade. Sempre tive uma admiração por sobrancelhas grossas, acho interessante, marcante e expressivo, então desde que comecei a desenhar, as sobrancelhas grossas foram algo que estiveram presente desde o começo. Todos os dias eu desenhava algo com um estilo totalmente diferente do dia anterior e ficava pensando: “Nossa, é esse o estilo que eu quero. Achei!”. Depois eu via que não era nada disso, porque eu desenhava outra coisa e pensava que aquele novo que era o meu estilo. E isso foi se repetindo diversas vezes enquanto eu estudava e praticava diariamente, cheguei a me frustrar por achar que nunca ia conseguir achar uma identidade própria, que eu nunca iria conseguir evoluir na minha técnica, que eu nunca iria conseguir desenhar um personagem de perfil, uma mão, uma expressão engraçada, um bebê, pintar digitalmente ou tradicionalmente do jeito que eu queria. Pesquisei tutoriais, vídeos e postagens que falassem sobre isso como uma maneira de me incentivar, já que apesar de eu ter muita perseverança em conquistar o que eu queria, a motivação estava quase negativa. Percebi então que eu estava fazendo tudo errado. Eu estava apressando as coisas e tornando o ato de desenhar, algo que era pra ser prazeroso, em algo cansativo e doloroso, porque nada saia como eu queria e eu me pressionava cada vez mais que isso acontecia. Quando eu percebi aonde eu tinha errado, eu comecei a relaxar mais e deixar o traço, a inspiração, a ideia surgir naturalmente, quando ela quisesse vir. Um belo dia, de madrugada, eu estava no banheiro escovando os dentes e me olhei no espelho, vestindo um casaco azul grande e com um coque feito nos cabelos. Olhei pra mim mesma e pensei: “Que vontade de me desenhar assim, acho que isso daria um desenho legal!” E foi o que eu fiz, eu tirei uma foto minha (hábito que tenho até hoje quando quero desenhar uma pose específica) corri pra minha mesa, peguei um papel, um lápis e comecei a me desenhar. Não sei como, mas o desenho simplesmente saiu naturalmente, com um estilo que eu adorei! As sobrancelhas grossas estavam lá, a expressão sorridente, o coque na cabeça e o casaco grande. Quando eu terminei de desenhar, naquele momento eu pensei: “Encontrei.” E foi realmente o que aconteceu, esse dia foi o gatilho para eu encontrar a minha identidade. A partir desse dia, me senti segura, me senti capaz de fazer algo interessante e criativo e seguir em frente com isso. Posso dizer que meu estilo é uma “metamorfose ambulante”, porque estou sempre mudando e acrescentando algo, sem perder a essência que eu construí desde o primeiro dia. Gosto de fazer isso, pois acredito que a nossa identidade na hora de desenhar é algo que muda de acordo com os nossos sentimentos, com o que estamos pensando no momento, com as nossas vivências, com uma simples música, uma conversa ou um filme/série que você assistiu e com as técnicas que vamos aprendendo. Tudo isso influencia no desenho que você faz, pois ele é todo aquele conjunto de coisas que você é, só que colocadas num papel. Eu amo anime e toda a cultura japonesa, então isso com certeza influencia no meu traço, na minha criatividade e nos meus sentimentos na hora de desenhar. Hoje posso dizer com confiança que gosto do estilo que adquiri, gosto da maneira com que eu retrato o que eu estou querendo passar, gosto de abusar nas cores, de criar mundos imaginários e de quem sabe estar servindo de inspiração e incentivo para alguém, algo que sempre vai me motivar cada vez mais e me fazer amar mais o que eu faço.

10- Por que as cores nos cabelos e os olhos tão expressivos em seus personagens? O que você busca expressar através deles?

Acredito que as cores podem trazer sentimentos às pessoas, lembranças, emoções e boas energias. Sempre gostei de misturar as cores e faze-las ornarem de uma maneira inusitada, sempre procurando passar algum significado na maneira que as coloco em conjunto numa ilustração. Cada ilustração vai ter uma energia diferente e as cores são as principais responsáveis por isso e quase sempre gosto de passar uma energia alegre, positiva e aconchegante para quem acompanha o meu trabalho. Gosto de cores vibrantes, mas sempre estou puxando as cores mais para o tom pastel, por serem calmas, tranquilas e ao mesmo tempo cheias de sentimento e delicadeza, algo que eu gosto de expressar ao fazer uma ilustração. Os olhos, sempre foi algo que eu “sofri” mais para conseguir expressar da maneira que a minha mente criava, pois nenhum ficava do jeito que eu queria e imaginava, percebia que eles não tinham emoção, expressividade e carisma. Mas observando as pessoas e a mim mesma, percebi que quando sorrimos ou fazemos alguma expressão, nossas bochechas costumam ficar mais avantajadas e nossos olhos se espremem mais, então eu adotei essa característica nos meus desenhos – a curvinha da bochecha acompanhada de um olho redondo e cheio de cores diferentes -, para dar mais vida aos meus personagens e fazê-los algo que as pessoas possam se identificar emocionalmente.

11- Conte-nos: Quais seus serviços e como contratá-los?

Eu trabalho como uma ilustradora freelancer, portanto sou a minha ~própria chefe~ hahaha. Costumo trabalhar com encomendas personalizadas, onde o cliente pode escolher entre uma ilustração digital ou uma ilustração feita com a técnica da aquarela. Possuo duas tabelas contendo todos os valores, modelos, preços e detalhes sobre esses dois tipos de serviços e o cliente pode escolher dentre as especificações e ficar livre para criar o que quiser, pois eu irei tornar realidade! Também possuo uma lojinha virtual (www.lulooca.iluria.com), onde vendo alguns prints de aquarelas e ilustrações digitais, além de postais e também futuramente canecas, estojos, cadernos, camisetas e artigos de papelaria!

O cliente pode ficar a vontade para entrar em contato comigo pelo meu e-mail (luanagurgelamaralf@gmail.com) ou pelo Direct Message (DM) do Instagram. As vezes passo o meu contato de celular para WhatsApp, caso o cliente queira manter um contato mais direto e rápido.


12- Para fechar, o que mudou na Luana da menina de cabelo azul até o menino de cabelo branco?

Nossa, eu acho que muita coisa mudou, não só na minha técnica, no meu estilo de desenhar, quanto nos sentimentos que eu coloco nas minhas ilustrações. Na verdade essas três coisas mudaram em sintonia umas com as outras, porque na medida em que eu evolui na técnica, eu consegui expressar no rosto e no cenário dos meus personagens, sentimentos e histórias que antes eu não conseguia com a técnica que eu tinha anteriormente. Eu aprendi muito com as pessoas, com ilustradores incríveis, comigo mesma e com tudo ao meu redor, tudo me ajudou a evoluir e a continuar buscando os meus sonhos, me ajudou a me aproximar mais de mim mesma e da minha arte, a me conectar mais fortemente com a minha arte. O que mudou em mim foi a forma que eu vejo hoje o mundo e as coisas, como eu passo o que eu quero e sinto para as pessoas, como eu me expresso através dos meus desenhos e como eu quero sempre trazer mais e mais inovações e sentimentos bons com o meu trabalho. Mas se tem uma coisa que não mudou com certeza, é a paixão que eu tenho por desenhar e a felicidade em ver o meu trabalho sendo reconhecido aos poucos. Agradeço de coração às incríveis pessoas que me acompanham por isso.

Nenhum comentário

Postar um comentário