16 dezembro 2016

Dê um like em Chico César


Um dos papéis possíveis da poesia em forma de música é o de ser crônica do cotidiano. Todos os grandes compositores brasileiros têm canções nesse sentido, de Buarque a Roberto Carlos.

Nos anos 70, em função da censura militar, compor sobre a relação do homem com o mundo acontecia da forma mais recorrente. A abertura política, em meados dos anos 1980, colocou outras pautas na roda. De forma geral e com exceções, nos 1990 e 2010, a MPB e o POP se afastaram dessa tentativa de retrato social pela música. Essa missão ficou sob a batuta de gêneros como o rock e rap. Agora, nós últimos anos, de alguma forma, há um movimento de reaproximação do cancioneiro com a crônica cotidiana, mas os protagonistas são outros. O paraibano Chico César é um dos focos desse holofote.

O ódio ao rodeio, preconceito racial, xenofobia, machismo, crítica política são assuntos fortemente presentes na obra do nordestino, que é universal sem perder o compromisso de falar da sua aldeia.

Na canção abaixo, chamada _Like_, em que ele faz dueto com a The Voicer Jade Barbalho, César se debruça - de forma genialmente bem humorada - sobre nossa dependência da virtualidade e a exposição nas redes sociais.

Coisa fina. Uma pérola.

Escuta aí.

Vitor Pimentel



Nenhum comentário

Postar um comentário